segunda-feira, 3 de junho de 2019

Texto de Vera Márcia Minelli

DESABAFO

 Avaliação? O que significa etimologicamente? Não sei. Nem quero saber, pois o que me interessa o peso da mesma no meu dia a dia. É isto mesmo, como encaro este monstro que nos cerca todos os dias e as vezes nem nos apercebemos. Luz sombria que nos faz suar as mãos, acelera os batimentos cardíacos... MEDO.
É isto: MEDO.
Medo de fracassar.
Medo de decepcionar.
Medo de ser julgado incapaz.
Será que é exclusivo meu? ..... Às vezes é tão apavorante que tenho medo que notem em meus olhos minha incapacidade de lidar com os fatos.
Este é um sentimento que aparece ainda no útero, é, pois é, choramos quando nascemos, pois, sair do aconchego e segurança do útero de nossas mães é APAVORANTE. Mas aí ouvimos a voz dela, sentimos seu cheiro e o aconchego de teu colo. E ainda melhor, recebemos vários aconchegos: pai, tios, tias, irmãos, Avós e até de estranhos.... Ah, que doce a infância e a segurança que nos dá a família que nos cerca. 
Mas o tempo passa e temos que explorar o mundo.... PAVOR novamente.... Deus, não para nunca? Não. Só muda de lugar e proporção. Creche, Escola, Faculdade...... Emprego.... Emprego? Será que vou achar um bom? Será que meus colegas vão me ajudar na minha inexperiência? E meu chefe? Deus, se eu errar ele vai entender ou vai me demitir? Não vai parar nunca? É estranho falar de avaliação, somos avaliados todos os dias e a cada minuto e a cada segundo. 
Quando levantamos pela manhã e nos aprontamos: será que vamos ser bem vistos com esta roupa, com esta postura, com meu sorriso, com meu olhar? Será que quando eu chegar no meu trabalho vou ser bem recebida? Será que meu chefe vai estar de bom humor e eu vou poder mostrar realmente o melhor do meu trabalho e ser valorizada e conseguir dar o meu melhor? Dúvidas, duvidas, dúvidas...... Muitas perguntas surgem em nossa mente o tempo inteiro, e todas provenientes de uma avaliação. Somos avaliados por nós mesmos: Putz, hoje não consegui dar tudo o que podia, por que? Isto é importante. 
Nos avaliar ou avaliar o nosso contexto e a nossa vida. Isto nos faz seguir em frente, sermos algo mais, fazermos a diferença. O medo de avaliar e ser avaliado não é a melhor coisa na nossa vida. Medo, insegurança, ansiedade, tudo isto é normal. Só não podemos deixar que nos dominem. Somos capazes, afinal chegamos até aqui e temos uma missão, e se a recebemos.... vamos cumpri-la. Dizem que o mais corajoso de todos é o mais medroso de todos, mas com uma diferença: eles sabem usar o medo a seu favor. 
Viu? Não é só você. Pegue todos estes sentimentos e use-os a seu favor. Equilibre-os com o amor que o cerca e com toda a energia positiva que lhe é emanada o tempo todo e siga em frente. Ah! Lembrem-se que quem te goza pelo teu medo ou por tua insegurança é ainda mais medroso, só não tem a coragem de se expor. Se eu posso, você também pode.



V.M.M.                             30/05/2019